Nostalgia: jogos de tabuleiro que marcaram uma geração
Nostalgia: jogos de tabuleiro que marcaram uma geração

Sim, você pode jogar com amigos que estão em computadores ou consoles com o seu Smartphone, e mostrar a todos o quanto sua build é poderosa. Ah, e só lembrando que vários outros clássicos também possuem versões mobile pela mesma editora, como os dois Baldur’s Gate e Planescape Torment. Sendo assim, por que não matar a saudade e viajar por essa série diretamente do seu smartphone? Ela marca presença com muitos jogos, só da série principal temos vários, do primeiro ao nono título, todos eles com novidades e alguns até mesmo com gráficos atualizados, além do spin off Final Fantasy Tactics – War of The Lions. Todos os games estão adaptados para as telas de toque, deixando tudo pronto para você aproveitar e relembrar aquele jogo que marcou sua infância, ou fazer aquele tour pela franquia.

Controlar o efeito de bullet time continua tão bom quanto era a anos atrás, e seu sistema de fases combina muito bem com um jogo que você leva para todo o lugar. No jogo é possível efetuar trocas com outras civilizações e ter o própro meio de produção, mas guerras são mais lucrativas no game, de modo a permitir que o gamer pense estratégicamente nos próximos passos de sua civilização. O segundo Street Fighter é a base para qualquer jogo moderno de luta. Ao introduzir o primeiro sistema de combos, o título de arcade definiu um padrão para os jogos do seu gênero e eternizaram o elenco com Ryu, Blanka e a lutadora Chun-Li. Hoje em dia, a empresa dona do Steam conta com ajuda da comunidade na criação de mods de jogo.

Ocasionalmente, o flerte dos games com o cinema dá bons resultados. O jogo de tiro para N64 ainda hoje é lembrado como o melhor game inspirado em um filme que quase ninguém viu. Enredos sempre foram importantes nos games, mas foi em Metal Gear Solid que a história começou a ter um apelo tão fundamental quanto o ato de jogar em si.

Jogos clássicos que marcaram gerações

Porém, o que era pra ser o último jogo da empresa, em 1987, acabou se transformando em uma das maiores franquias de games de todos os tempos, no modo RPG. A premissa do game se preservou ao longo dos anos sem muitas alterações. Você deve encaixar peças de diferentes formatos e cores, capazes de girar sobre o próprio eixo em quatro séries review posições diferentes. Em breve, o game também vai ganhar uma versão em realidade virtual. O jogo anda é a principal inspiração para Resident Evil Village e pode ganhar um remake em 2022, estendendo o sucesso por mais tempo. Com sua simplicidade, mas jogabilidade divertida, o jogo se consolidou como um imortal dos games.

Sua cidade fictícia, Los Santos, também voltou a aparecer em GTA 5, que já superou o antecessor enquanto título de maior sucesso da franquia. Reprodução/Instagram @ResidentEvilO PlayStation 2 é, indiscutivelmente, um dos maiores lançamentos da indústria dos games. E até hoje lidera a lista de consoles mais vendidos de todos os tempos com 155 milhões de unidades comercializadas desde seu lançamento em 2000. Lançado em junho de 1999, o título levou uma nota 29 de 40, equivalente mais ou menos a um 7,25 e vendeu uma estimativa de 60 mil cópias ao todo. Apesar disso, a revista Gamers’ Republic na época classificou o jogo com uma nota B+ e o recomendou como um dos melhores títulos para importar do Japão naquele ano.

Lei Paulo Gustavo pode estimular indústria brasileira de games com recurso de R$ 1,9 bilhão

Desde os primeiros 2D que saíram até a tecnologia de hoje, muitas pessoas foram marcadas com histórias, jogabilidades e personagens incríveis que serviram de inspiração para muitas outras criações. Os games, em geral, foram bem escolhidos, com discordâncias óbvias em um game ou outro ali presentes. Mas representam bem 100 games que todo fã de jogos deveria jogar ao menos uma vez na vida. Há games como Panzer Dragoon II Zwei, R-Type Delta, Saturn Bomberman, Gunstar Heroes ou Tony Hawk Pro Skater 2. Além dos “100 mais”, rankings “top 5” também marcavam presença, como os melhores jogos de arcade, ou os cinco games mais influentes. Resident Evil original está na posição 90, Resident Evil 2 ocupa a posição 62 e Code Veronica se encontra na posição 37, enquanto RE 3 está de fora da lista.

Sonic the Hedgehog

Empresas AAA se importam tanto com a quantidade de pessoas que terminam um jogo que preferem não arriscar confundir jogadores ao dá-los muita liberdade de aprender organicamente. Em jogos indies, temos uma variedade gigantesca na aplicação de imersão, alguns até mesmo fazendo o completo oposto e não ensinando nada, perdendo vários jogadores no processo por esperar o aprendizado de algo não mostrado claramente. Atualmente, tanto para evitar que o jogador se perca e fique frustrado quanto por ser uma técnica mais fácil e barata de se aplicar, vemos múltiplos jogos apenas usando marcadores para garantir que o jogador vá para o local certo. Por mais que seja mais efetivo ao ajudar os usuários, vários jogadores sentem falta dessa forma mais imersiva dos jogos antigos. Com o crescimento da indústria e com as chegadas das lojas virtuais já embutidas no console, temos visto, cada vez mais, os jogos sacrificarem a ideia do diretor ou da equipe para alcançar um público-alvo maior. Ou a própria ideia original já se tratar de algo voltado para um público maior.

Dia do Gamer: 10 franquias que transformaram gerações em players

O sucesso do jogo, sua continuação e spin-offs (como Counter-Strike) permitiram que a criadora Valve alçasse voos mais ambiciosos, como na criação da plataforma Steam, que revolucionou a distribuição de games. Criado por Shigeru Miyamoto, Super Mario Bros. revolucionou de cara, obrigando o jogador a seguir sempre adiante, explorando oito mundos com uma inédita variedade de cenários e utilizando poderes que nenhum título oferecia. Mario pode crescer, atirar fogo, correr e saltar, além de eliminar inimigos de maneiras diferentes. Nunca um herói virtual foi controlado de modo tão refinado e preciso. Simples de aprender e difícil de dominar , foi inspiração para todos os games de ação.