As concessionárias, por sua vez, devem adaptar o quanto antes os seus processos de venda e de atendimento ao cliente ao cenário que se impõe, sabendo que será impossível abrir mão de uma atuação ativa e eficiente na internet. Afinal, tudo indica um futuro próximo de vendas de veículos 100% on-line e a realidade presente das lojas, em alguns países, já é do comércio virtual de peças e serviços. O setor de serviços automotivos está passando por uma transformação significativa, impulsionada pela evolução dos veículos e pelas expectativas dos clientes.
Como o sistema de estacionamento totalmente autônomo da Mercedes-Benz e Bosch. O condutor apenas precisará enviar o carro, por meio de um aplicativo, a uma vaga já pré-selecionada. Além disso, a crescente demanda também está relacionada a outros benefícios gerados pelos VEs, se comparado ao de combustão. Afinal, o carro mais econômico do Brasil é elétrico e faz 52,7 km/l, segundo o Estadão.
Assim, reforça a ideia de que os carros mais autônomos são mais seguros que os conduzidos por humanos. Além disso, 38% dizem que apostam nele devido ao apreço por experimentar novas tecnologias e 33% pela preocupação com o meio ambiente. Conforme dados da Pesquisa da Webmotors, citada pela Mais Automotive, 63% dos consumidores apostam nos híbridos e elétricos devido à perspectiva de economia de combustível. O aumento da procura por esse modelo de veículo também está relacionado à sustentabilidade (veremos mais a seguir).
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Sistemas de assistência ao motorista e conectividade
Pensando no dia a dia da concessionária e revenda, uma boa dica é começar com uma ferramenta de CRM. Ela servirá para concentrar e organizar informações pessoais do cliente e também seu perfil de consumo e histórico de comunicação, Buscar multas de veículo por exemplo. 87% dos consumidores compram em lugares que proporcionam experiências engajadoras; 41% consideram que a possibilidade de falar com os vendedores a qualquer momento é ideal para uma experiência diferenciada.
Vale lembrar que a conectividade é tida como uma das principais tendências do mercado automotivo até 2030. Inclusive, alguns executivos chineses classificam-na dessa forma, juntamente com a digitalização. Ainda de acordo com a Pesquisa Mobilidade 2021, a oferta de serviços de assinatura é bem vista por mais parte do público. Ou seja, o modelo é uma oportunidade de grande potencial de negócio para as lojas de veículos. E, pode funcionar bem inclusive para os consumidores que ainda não têm um carro ou para aqueles que desejam experimentar novas marcas, modelos ou tecnologias, como os elétricos.
Olhando para o Futuro
Os veículos elétricos não são apenas uma tendência passageira, mas um pilar fundamental do futuro do transporte. A sua adoção acelerada está remodelando a indústria automotiva, abrindo novas avenidas para inovação e oportunidades de negócios. O mercado automotivo está passando por uma transformação sem precedentes, impulsionada por inovações tecnológicas e mudanças nos valores e expectativas dos consumidores. À medida que entramos em uma nova década, é crucial entender como essas mudanças afetarão o setor e quais estratégias serão necessárias para se adaptar e prosperar neste novo ambiente. As expectativas e preferências dos consumidores estão evoluindo rapidamente.
Uma dessas ondas é a dos Cybrids (também conhecidos com Geração Z), uma geração de consumidores que diferem dos nativos digitais (Millenials) porque têm uma relação quase simbiótica com a tecnologia. Outro aspecto importante a ser avaliado tem relação com o comportamento dos atuais e futuros consumidores. Tudo indica que, daqui para frente, as novas gerações serão cada vez mais “curtas”. Mas refletir sobre todas as transformações que o Coronavírus está trazendo também tem me ajudado, enquanto pessoa e enquanto líder de uma empresa, a esperar dias melhores. Porque eu acredito, firmemente, que a Covid-19 está fundamentando a construção de uma nova economia.