A cirurgia é uma experiência que traz consigo exames incômodos e mal-estares, tornando-se, muitas vezes, uma experiência incompreensível e traumatizante. Estas, por sua vez, em alguns casos, podem dificultar o processo cirúrgico e a recuperação do paciente. Este artigo se propõe a apresentar uma revisão sistemática realizada em bases de dados nacionais e internacionais a respeito das publicações sobre a temática da cirurgia infantil, com ênfase nas fantasias.
Cabe informar que havia alguns registros de suspensões cirúrgicas que não notificavam os motivos pelos quais elas foram suspensas. Assim, quando se encontravam registros sem a determinante da suspensão cirúrgica era denominado "Em branco/Sem preenchimento". Tem como objetivo prestar cuidados da enfermagem ao paciente até a sua alta autorizada pelo anestesista. 6) O auxílio a nível de instrumentação e de pequenas manobras de apoio cirúrgico pode ser exercida por enfermeiro, auxiliar de enfermagem ou instrumentadores devidamente treinados. Nós, de certa forma, deveríamos fazer o mesmo na descrição da cirurgia, relatando todas as falhas que se iniciam no preparo do paciente, passando pela qualidade do material e atendimento da enfermagem na sala. Este é o fato que por vezes esquecemos, mas, à semelhança do aviador, uma vez aprovada a avaliação, o único responsável pelo que poderá ocorrer no ato cirúrgico é o cirurgião.
PROCEDIMENTO DE BIOSSEGURANÇA:
VII - O Ato Cirúrgico é a expressão culminante da confiança do paciente no médico, em cujas mãos deposita, numa profissão de fé, repleta de esperanças - a própria vida. V - O Ato Cirúrgico requer, para a sua prática, na clareza do cérebro, a ternura do coração e a sutileza das mãos - essenciais condições para o seu cabal desempenho. Mãos ágeis, coração compassivo e cérebro lúcido, eis as armas do triunfo, nos campos operatórios.
Os antiplaquetários vão seguir a mesma estratégia de análise de risco individualizada, já que atuam de forma análoga aos anticoagulantes. A interrupção aumenta temporariamente o risco tromboembólico, porém a continuação aumenta o risco de sangramento. Anteriormente à cirurgia, um histórico de medicamentos deve ser obtido, com as indicações e doses, além do uso de substâncias que devem ser questionadas.
Dessa maneira, fornecer suporte psicológico e social, é uma importante ajuda para o enfrentamento da cirurgia. Proporciona adaptação emocional e interpessoal (Chamberlain, Tulman, Coleman, Stwart & Samarel, 2006). São reações próprias da personalidade e sua presença não representa nenhum estado excepcional da pessoa, pelo contrário, são parte do funcionamento natural de cada um, pois atua como uma força motivadora de todas as condutas e comportamentos das pessoas. Esse tipo de ansiedade faz com que o individuo busque coisas, movimenta a vida das pessoas, as deixa alerta.
O interesse em pesquisar os fatores determinantes de suspensões cirúrgicas em um centro cirúrgico de um hospital universitário no Município do Rio de Janeiro originou-se de vivências e experiências adquiridas na atuação do projeto de extensão intitulado Orientando o cliente em situação cirúrgica para diferenciar o cuidado. Observou-se, empiricamente, que clientes e suas famílias ficavam emocionalmente abalados ao saberem que suas cirurgias estavam suspensas. Além disso, percebeu-se que a prática de cancelar os procedimentos cirúrgicos era comum na instituição e ocorria frequentemente. Como consequência dessa realidade, elegeu-se como objeto deste estudo os determinantes para as suspensões cirúrgicas eletivas em um centro cirúrgico de um hospital universitário do município do Rio de Janeiro.
EQUIPE MÉDICA
Especializar os técnicos de enfermagem para a prática profissional de Instrumentação Cirúrgica, considerando o aparato técnico, teórico e tecnológico, com foco na segurança do paciente, proporcionando eficiência e agilidade no ato cirúrgico. O controle de estudos pré-operatórios é o momento de resgate dos exames realizados anteriormente ao procedimento, buscando avaliar as condições e riscos do paciente. O estresse promove mudanças biológicas e fisiológicas, e por sua ação funcional pode converter-se num fator de risco diante do procedimento cirúrgico, complicando seus resultados e comprometendo a recuperação pós-operatória (Lopez-Roig, et al, 1993). O ato cirúrgico engloba fatores que envolvem a organização do trabalho hospitalar, o preparo clínico e cirúrgico do cliente e a alocação de recursos humanos. Imprevistos muitas vezes acontecem e acabam gerando a suspensão das cirurgias eletivas, porém alguns desses imprevistos podem ter seus impactos minimizados com a adoção de medidas para restringi-los - por exemplo, a instalação de um gerador de energia elétrica mais potente e a manutenção periódica dos equipamentos. A SRPA (Sala de Recuperação Pós Anestésica) é a área destinada à permanência preferencial do cliente imediatamente após o término do ato cirúrgico e anestésico, onde ficará por um período de uma a seis horas para prevenção ou tratamento de possíveis complicações.
Como é classificado o período perioperatório?
A fase pré-operatória é aquela que vai desde a indicação cirúrgica até o momento anterior ao ato cirúrgico. As diferenças são significantes já que melhoram o estado emocional geral do paciente. Isso acontece porque o paciente passa a ter controle de seus sentimentos e por conseqüência, da situação em que se encontra. Diante da ansiedade causada pela situação cirúrgica, ma intervenção baseada na formação e na educação sobre a doença e suas implicações, assim como o tratamento proporciona um suporte emocional significativo . O nível de estresse pós-operatório se agrava se o paciente tem em sua história pessoal, experiência de temor ou fobia diante de enfermidades. Para enfrentar isso o indivíduo necessita se adaptar à sua nova realidade, tarefa essa realizada pela equipe de psicologia, através da Psicoprofilaxia Cirúrgica, cujos benefícios já explorados anteriormente .
Essas determinantes foram organizadas e representadas por meio de um quadro para melhor visualização, como exposto a seguir. Lembrar sempre de informar as hipóteses clínicas, resultados de exames de imagem relacionados e exames (anatomopatológicos ou outros) pregressos relevantes. Ser reconhecido pela população como um setor que fonece um trabalho objetivo lipoescultura antes e depois e seguro. Ser ético, proporcionar ambiente seguro, agilidade, percepção rápida, ser eficiente, econômico e não perder de foco a segurança, qualidade e humanização. O presente expediente originou-se de solicitação de um Hospital, formulada através de sua gerência médica, sobre normas e pareceres a respeito de Auxiliares de Intervenções Cirúrgicas.