Tome todos os cuidados para não cair no golpe do e-mail falso. Além disso, para evitar qualquer tipo de problema na entrega, sempre opte por fazer o envio dos produtos vendidos pelos meios oficiais de distribuição de mercadoria — como é o caso dos Correios. O que acontece é que o seller anuncia um produto e encontra um suposto interessado que entra em contato e diz que realizará a compra. Seja numa conversa ou nas informações na conta do Mercado Pago do vendedor, o golpista consegue o e-mail de quem está ofertando a mercadoria. Com esse dado em mãos, diz ao varejista que já realizou o pagamento e encaminha um e-mail, como se fosse o Mercado Livre, confirmando o depósito.
A plataforma pertence ao poder público e é um serviço de defesa ao consumidor. Por esse motivo, recomendamos fechar negócios apenas com sites que disponibilizam a experiência de compra de outras pessoas, principalmente aqueles em que é possível encontrar um grande número de avaliações. Avisaremos você assim que receber a reclamação e diremos como seguir. Se for necessário, podemos mediar para ajudar a chegar a uma solução. Se aparecer algum problema com uma compra, é possível que alguém faça uma reclamação.
Prática de comprar e vender produtos online se tornou usual entre os consumidores. Produtos novos e usados como smartphones, acessórios para celular, produtos de beleza e cosméticos e roupas femininas estão entre os produtos mais vendidos. Na plataforma Mercado Livre, todo consumidor pode se tornar também vendedor, pois a empresa permite compra e venda entre pessoas físicas, além de hospedar lojistas. Hoje, a marketplace atua em 19 países e é considerada a maior plataforma de e-commerce da América Latina. Apesar de políticas de segurança e de privacidade adequadas, o Mercado Livre tem sido alvo de cibercriminosos no golpe da falsa compra. A vítima, então, mandou o link do anúncio no site para o suposto comprador e recebeu um WhatsApp dizendo que a compra havia sido feita e que ela receberia um e-mail de confirmação em breve, o que aconteceu de fato.
Por isso, caso esteja passando por alguma situação neste sentido, procure uma delegacia especializada em crimes de informática. Em seguida, o golpista pressiona o varejista para encaminhar a mercadoria — reforçando que efetuou o pagamento e está com pressa, precisando do produto com urgência. Às vezes, consta no próprio e-mail falso que a mercadoria precisa ser enviada no mesmo dia para o endereço informado. Na era da internet, muitas pessoas ainda têm receio de comprar online. Isso porque, ao negociar pela web, o vendedor fica tão exposto a riscos quanto o consumidor. O golpe de comprador no Mercado Livre, por exemplo, tem deixado os lojistas da plataforma de cabelo em pé.
Proteja o aplicativo mobile
Isso dará a informação que o criminoso precisa para lhe aplicar o golpe, como te enviar um falso email da plataforma, por exemplo. O suposto cliente fez uma compra no boleto e usou o nome de outra pessoa. Depois, ao receber o produto, abriu uma reclamação e informou defeito. O Mercado Livre, então, disponibilizou um código para que o consumidor pudesse devolver a mercadoria. Porém, tudo que o vendedor recebeu de volta foi uma caixa com objetos aleatórios e estragados. Sites como OLX e páginas como o Facebook Marketplace permitem que qualquer usuário venda um produto na plataforma.
Eles podem, ainda, solicitar que o login e a senha sejam ditados por telefone. Enfim, a intenção é levar a pessoa que está do outro lado da linha a diversas ações que facilitem o roubo de dados e a invasão de uma conta no e-commerce. O e-commerce é, atualmente, uma das formas mais práticas e baratas tanto de começar um negócio no varejo quanto de mantê-lo em funcionamento e em constante evolução. Então confira quais são as principais táticas dos fraudadores e se proteja! Porém, também fique tranquilo e ciente que o Mercado Livre é o maior e-commerce e marketplace do Brasil e, portanto, é uma plataforma muito segura.
Para não cair nesta fraude, é preciso adotar medidas preventivas para identificar o golpe, cortar o contato e denunciar à plataforma. Um golpe bastante elaborado tem feito novas vítimas, que recorrem a sites de venda para ganhar um dinheiro extra. Para isso, os criminosos induzem que a transação seja feita pelo Mercado Livre, uma das principais plataformas do segmento. Usando muita lábia e caprichando na fraude de e-mails, eles conseguem fazer com que os vendedores mandem os produtos por Correio sem que paguem um centavo por isso.
Porém, é preciso manter a cautela até ter certeza absoluta de que o pagamento foi efetuado. Por isso, a Mercado Livre orienta os lojistas a confirmar se o seu pagamento recebido já está aprovado na conta do MercadoPago antes de enviar o produto. Como explicamos Cupom Mercado Livre acima, muitos compradores entram em contato com vendedores e pedem o e-mail ou número de WhatsApp antes de realizar a compra. Ao fazer isso, você expõe seus dados de contato a golpistas e perde qualquer garantia de proteção oferecida pelo Mercado Livre.
Assim, você controla que a entrega foi mesmo realizada, e evita que um comprador mal-intencionado alegue não ter recebido a compra em questão. Ou seja, jamais encaminhe um produto por meio de um suposto veículo de aplicativo de transporte. A plataforma também “garante que sempre atenderá aos usuários que relatarem problemas, buscando a melhor solução caso algum dos envolvidos no processo de compra e venda seja lesado”. Neste golpe, o primeiro passo do criminoso é entrar em contato com o vendedor, por meio do campo de mensagens presente na página do produto dentro da plataforma.
Como se proteger vendendo no mercado livre?
Após a vítima enviar o dinheiro e realizar a compra no Mercado Livre, o vendedor ignora ou cancela. O comprador não recebe nenhum produto e o fraudador fica com o dinheiro enviado. Esse golpe é bem parecido com o de cima, mas nesse caso o suposto comprador efetua a compra por boleto e usa o nome de outra pessoa. Por exemplo, ele compra um celular e ao recebê-lo informa que está com defeito. Então, solicita o dinheiro de volta e envia o produto com defeito para o vendedor. O golpe no Mercado Livre costuma ser aplicado por um comprador mal-intencionado que abre uma reclamação no canal de vendas a respeito da compra feita.
Inscreva-se na nossa newsletter e receba conteúdos para vender mais online
A plataforma de comércio eletrônico Mercado Livre é a maior da América Latina e mantém em dias as políticas de segurança digital e de privacidade para os seus 44 milhões de compradores ativos. Segundo o site, são operados em média 1 milhão de compras por dia no marketplace. Mas entre esses milhares de negócios, alguns serão tentativas de golpe praticadas por cibercriminosos.