Grupos de animais vertebrados e suas características
Grupos de animais vertebrados e suas características

Nos peixes cartilaginosos, é excretada principalmente ureia; nos ósseos, ocorre a eliminação de amônia. Existem exemplos de peixes que migram de água doce para a salgada, ou vice-versa. Enquanto outras espécies, como as enguias, são catádromas, pois vivem em água doce, mas migram para a água salgada para se reproduzir. Os peixes enfrentam a dificuldade de se manter flutuando, pois seus corpos são mais densos que a água. O sistema circulatório dos peixes é fechado, com o sangue sendo transportado apenas dentro de vasos sanguíneos. Os vasos de calibre menor são chamados de capilares e é onde ocorrem as trocas gasosas.

Há cerca de 2,5 bilhões de anos (b.a.) as bactérias já estavam no ambiente terrestre. Plantas e invertebrados só ocuparam esse ambiente por volta de 450 milhões de anos (m.a.) atrás, e os fungos entre 400 e 500 m.a. Possuem um grande fígado, vesícula biliar, pâncreas e uma glândula retal cuja função é eliminar o excesso de sal do sangue. O tamanho desses animais pode variar de poucos centímetros a vários metros. Nadam através de contrações musculares e com auxílio de nadadeiras. C) apena duas delas são observadas Peixe Mosquito em condrictes e osteíctes.

Desenvolvimento embrionário dos peixes

O muco produzido pelos peixes, além de diminuir o atrito com a água, evita o ataque de alguns micro-organismos. Na pele desses animais também é possível observar a presença de escamas. Por meio das brânquias, esses animais conseguem obter o oxigênio e retirar de seu corpo o gás carbônico produzido pelas células durante suas atividades. Esses animais também se caracterizam pelas nadadeiras, que ajudam na propulsão e na estabilidade do corpo. Os peixes são um grupo de animais extremamente conhecido e vivem exclusivamente no ambiente aquático.

Protegendo as brânquias, há duas placas chamadas opérculos, localizadas próximo à cabeça. Os condrictes são os peixes que não possuem ossos, seu esqueleto é feito de cartilagem. Entre seus representantes encontramos os tubarões, arraias e quimeras. O sexo dos ciclóstomos é separado e sua fecundação é externa, ou seja, possuem macho e fêmea em indivíduos separados e o desenvolvimento do embrião até o nascimento ocorre fora do corpo. (   )   Peixes cartilaginosos apresentam brânquias protegidas pelo opérculo. Também é importante destacar aqui as estruturas bucais que podem estar presentes nos peixes.

Quais são os principais grupos de peixes e suas características?

Os peixes são nossos ancestrais

A espécie de peixe pulmonado existente no Brasil é conhecida como piramboia. Ela é capaz de construir galerias, que utilizam como abrigo para proteger-se da seca e dos predadores. I. Ampola de Lorenzini, anatomicamente relacionada e constituída de tubos com muco, com células sensoriais e com neurônios aferentes em sua base, é extremamente sensível aos potenciais elétricos. O sistema da linha lateral é constituído por uma série de poros e tubos superficiais localizados nas laterais do corpo, que se comunicam com a água e com estruturas especiais denominadas neuromastos. As narinas são dois orifícios na região cefálica, que terminam em fundos cegos.

Peixes gnatostomados

Podem-se apontar quatro classificações, sendo a primeira os peixes pelágicos, que são os que vivem nos cardumes e que nadam em mar aberto. O segundo grupo é o dos peixes demersais, que estão associados aos substratos, tanto em fundo arenoso quanto em rochoso. Sobre Peixe Guaru o sistema cardiovascular dos peixes e sua circulação, marque a alternativa incorreta. Marque a única alternativa que apresenta um exemplo de peixe cartilaginoso. Quanto à excreção, os condrictes utilizam a cloaca para liberar suas excretas na forma de uréia.

A reprodução dos condrictes ocorre por meio de fecundação interna. Os machos apresentam estruturas copulatórias chamadas de clásper, que são introduzidas na cloaca da fêmea. Assim como os condrictes, os osteíctes podem apresentar hábitos carnívoros, onívoros ou herbívoros e sua digestão é extracelular. Os peixes ósseos também possuem uma estrutura que, geralmente, está associada ao sistema digestório e que auxilia na flutuação e no controle da densidade desses organismos. Essa estrutura hidrostática é chamada de Bexiga Natatória e se assemelha a uma bolsa capaz de armazenar gases. Os peixes são organismos aquáticos e constituem uma superclasse dentro do filo dos Cordados, um dos filos do Reino Animal.

C) O sangue dos peixes é oxigenado nas brânquias e segue para os tecidos do corpo. A piramboia é uma espécie de peixe pulmonado que ocorre no Brasil e se destaca por sua capacidade de construir galerias que utiliza na época da seca. E) O sangue dos peixes é bombeado das brânquias em direção ao coração.

D) Os peixes ósseos, bem como os peixes cartilaginosos, são dioicos, isto é, apresentam sexos separados em indivíduos diferentes. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que não indica uma característica que favorece o deslocamento desses animais no ambiente aquático. O macho e a fêmea liberam seus gametas na água, onde ocorre a fecundação e formação do zigoto, que se desenvolve no interior de um ovo, fazendo dos osteíctes espécies ovíparas.