O sistema imunológico é o responsável pela proteção do nosso organismo contra as doenças. Trata-se de uma barreira formada por milhões de células de diferentes tipos e com diversas funções. Entre elas, estão os anticorpos, organismos responsáveis por eliminar a ameaça causada bolo de chocolate por invasores externos como vírus, bactérias, protozoários, fungos e até agentes químicos, como venenos. Quando alguma parte desse sistema começa a falhar, os anticorpos não são mais produzidos na quantidade certa ou se tornam incapazes de nos proteger corretamente.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade. Levando isso em conta, parece ser extremamente importante fortalecer nosso sistema imune, não é mesmo? Realmente seria muito vantajoso, porém as coisas não são tão simples assim.
Estudo recomenda tomate para prevenir câncer de próstata
Também liberam sinais químicos que recrutam mais células para atacar a ameaça. Esta área é irrigada com sangue, que traz consigo mais leucócitos para auxiliar no combate. Se um corpo estranho consegue superar essas barreiras, cabe ao sistema imunológico nos proteger. O corpo tem barreiras para impedir a entrada de patógenos, como são chamados os microrganismos que afetam nossa saúde.
É possível fortalecer a imunidade por meio da alimentação, no entanto o benefício não virá com a ingestão de apenas um alimento ou um nutriente em grandes quantidades, explica Meydani. Isso acontece, porque a resposta imune das células depende de uma interação harmoniosa entre diferentes micronutrientes encontrados em uma grande variedade de alimentos. O chá verde também pode ser benéfico para a saúde do coração, ajudando a reduzir os níveis de colesterol LDL (“mau colesterol”) e a pressão arterial.
“Não estou me referindo apenas aos idosos frágeis que não conseguem sair de casa, mas aos que estão saudáveis e ativos”, diz Meydani. “A alimentação é determinante para a capacidade de defesa do sistema imunológico”, afirma a cientista Simin Meydani, líder da equipe de imunologia nutricional do Centro de Pesquisas em Nutrição Humana no Envelhecimento da Universidade Tufts, em Boston, nos Estados Unidos. Ela ressalva, contudo, que muitos brasileiros vêm se "superssuplementando" de vitamina D. Sendo assim, Faria, da UFMG, diz que, quando dormimos pouco ou nos alimentamos mal, isso afeta o funcionamento de nosso sistema imunológico de diferentes maneiras.
Vitamina A: o que é, para que serve e alimentos ricos
Juntas, estas substâncias podem melhorar a função cerebral, aumentar a concentração e a memória, além de ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade. As fibras presentes nas amêndoas ajudam a manter a saúde digestiva e controlar os níveis de açúcar no sangue. As amêndoas também são uma boa fonte de minerais essenciais, como o magnésio, que é importante para a saúde óssea, a regulação do açúcar no sangue e a função muscular. Quem não se lembra do clássico desenho do Popeye quando falamos do espinafre? O espinafre pode ser uma ótima opção para incluir em sua alimentação diária.
A quantidade ideal que identificamos em nossos estudos é de 200 unidades internacionais por dia”, diz Meydani. Portanto, o melhor caminho para um sistema imune saudável é ingerir uma grande variedade de frutas bolo de banana e vegetais frescos diariamente, além de grãos integrais e um pouco de proteínas magras e óleos saudáveis. Diante de uma nova ameaça, o corpo tem de partir do zero e construir as defesas necessárias.
Ingestão excessiva de açúcar causa 45 efeitos negativos à saúde, aponta estudo
Esses alimentos também ajudam a proteger o organismo contra alterações que podem levar a problemas como câncer, além de ajudar a combater infecções e reduzir processos inflamatórios que possam estar acontecendo no corpo. Segundo a especialista, micronutrientes como vitamina B, C, D, zinco e selênio ajudam a fortalecer duas funções básicas da defesa do organismo. O sistema imune inato (que nasce com o indivíduo), que age como a linha de frente de defesa, seguido pelo sistema imune adaptativo , que envia anticorpos e outras células de proteção para o combate. Praticar exercícios físicos regularmente, reduzir o estresse, dormir bem e ter uma alimentação balanceada são importantes para manter nosso sistema de defesa funcionando. Nos últimos tempos, o açaí é um dos alimentos ‘na moda’ das dietas saudáveis, especialmente em sumos ou cereais… E não é por acaso.
Luísa recomenda ingeri-lo integralmente na forma de chá ou usar a sua versão em pó no preparo de sucos, smoothies ou de um shot vitaminado com óleo de coco. “Essa é uma gordura boa, que ajuda o corpo a absorver melhor os nutrientes da cúrcuma. Tomar pela manhã é uma ótima maneira de começar o dia”, afirma a health coach. Formado por diferentes células, moléculas e tecidos, o sistema imunológico funciona como um “exército” para a proteção natural do organismo. Para que ele atue da melhor maneira possível, precisa ser suprido constantemente de vitaminas, aminoácidos e minerais por meio de uma dieta balanceada e rica em nutrientes.