A cidade de São Mateus, situada no Espírito Santo, tem uma história rica que começa no século XVI, quando foi estabelecida pelos colonizadores portugueses. Com o tempo, tornou-se um importante porto e um centro de comércio, e hoje, suas ruas e construções preservam a essência desse passado glorioso. A arquitetura colonial, as antigas igrejas e os museus locais são testemunhos vivos da história vibrante da cidade. São Mateus continua a evoluir e se modernizar, oferecendo uma excelente qualidade de vida para seus habitantes. Se você está procurando um lugar com profundo valor histórico para chamar de lar, há muitas casas à venda em São Mateus, perfeitas para quem deseja fazer parte dessa rica herança cultural.Confira aqui: Casa São Mateus
No entanto, várias famílias que desembarcaram no município foram encaminhadas para um assentamento às margens do Córrego Bamburral. No total, 750 trabalhadores estão sendo empregados, com oportunidades de trabalho que irão durar de 24 a 30 meses. Após anos de muito trabalho, raiz histórica de forte ligação com os escravos e com o comércio, São Mateus até hoje continua crescendo e se desenvolvendo, apresentando vitórias na área comercial e administrativa. A primeira fonte de renda da cidade foi a farinha de mandioca, seguida do café, da cana de açúcar e da madeira. Após 70 anos, em 1848, a Vila de São Mateus se elevou à condição de cidade, graças a uma Resolução Provincial.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
É considerado o município com a maior população negra do estado. Tal fato se dá, pois, até a segunda metade do século XIX, o Porto de São Mateus era uma das principais portas de entrada de negros no Brasil. Também há a forte presença de italianos, que são responsáveis pela colonização de grande parte dos sertões mateenses. É considerado o município com a maior população afrodescendente do estado. Tal fato se dá, pois, até a segunda metade do século XIX, o Porto de São Mateus era uma das principais portas de entrada de africanos escravizados no Brasil. Também há a presença de descendentes de imigrantes italianos, que foram responsáveis pela colonização de parte dos sertões mateenses.
ESPORTES MAIS NOTÍCIAS
Uma curiosidade é que a igreja começou a ser construída para se tornar o maior centro religioso da cidade, entretanto, nunca teve suas obras totalmente finalizadas. Até a segunda metade do século XIX, o Porto de São Mateus era uma das principais portas de entrada de africanos escravizados no Brasil. Por isso, atualmente, São Mateus é considerado o município com a maior população afrodescendente do Estado. Sua economia está baseada na exploração e produção de petróleo. Na década de 1970, foram descobertos vários campos de exploração e na década de 1980, essas descobertas foram ampliadas. Na década de 2000 foi implanto na região de Campo Grande o Terminal Norte Capixaba, responsável pelo escoamento de toda a produção da região.
População de São Mateus (ES) é de 123.750 pessoas, aponta o Censo do IBGE
As pessoas que nascem em São Mateus são chamados de mateense. A melhor maneira de chegar a São Mateus é iniciando a viagem a partir de Vitória. De carro, o acesso é pela BR-101, em um trajeto de aproximadamente 3h40. Outra boa alternativa é chegar de transporte público, também partindo da capital. Existe uma variedade de horários para o destino e a principal linha de ônibus é a Águia Branca.
Nesta página, você mateense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Esse ano, a cidade teve algumas conquistas como os grandes avanços nas obras do projeto do Centro Portuário de São Mateus (CPSM) pela Petrocity Portos. A construção iniciou nos primeiros anos do século XIX, a pedido dos jesuítas, mas a obra foi paralisada em 1853, por decisão da Câmara Municipal. Igreja Velha – As ruínas da Igreja Velha são um símbolo do município e um de seus principais cartões postais, entretanto, nunca chegaram a funcionar exatamente como igreja.
Situa-se a 12 km da sede de São Mateus e a 230 km de Vitória. Em São Mateus há algumas belas paisagens naturais como o Vale do Cricaré, a cachoeira do cravo e a cachoeira do inferno. Há ainda o Balneário de Guriri, uma ilha pertencente ao município, com belas e grandes praias, algumas chegando a 12 Km de extensão, consideradas um paraíso para os surfistas. Além de saber exatamente qual o tamanho da população, o Censo visa obter dados sobre as características dos moradores —idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios, entre outras informações.
A Praia de Urussuquara está situada em uma vila de pescadores, na divisa com a cidade de Linhares. Ela é cercada por árvores nativas, manguezais, rio e muitas outras belezas naturais. No local, é possível descansar, fazer caminhadas e passear de buggy. Lá, você vai encontrar boas opções de quiosques e desfrutar de uma excelente rede hoteleira. Reduto de belezas naturais, como praias e rios, São Mateus ainda preserva detalhes que contam a história da cidade, como o porto, as ruínas da Igreja Velha e construções centenárias.
Um dos mais famosos pontos turísticos de São Mateus são as ruínas da Igreja Velha que, ao contrário do que muitos pensam, nunca chegou a funcionar como igreja. A construção começou no início do século XIX, sendo paralisada em 1853. Localizada a 58 km da sede, em um dos trechos mais isolados do litoral capixaba, é conhecida como o paraíso dos surfistas.
Por causa da pouca profundidade e largura do rio, em alguns lugares os navios só podiam entrar ou sair de 15 em 15 dias, nas luas cheias e novas, quando as marés são mais altas. Sua economia está baseada na exploração e produção de petróleo e na agricultura. Também destaca-se pelo turismo, tanto histórico quanto de temporada.
Pelo litoral, é possível tomar banho de rio e de mar, praticar esportes aquáticos e fazer passeios de barco. Uma dica é aproveitar a orla para provar a culinária local, já que a região possui boas opções de bares e restaurantes. Imagina uma cidade que foi fundada apenas 44 anos após o descobrimento do Brasil, em 1544?