A geração de leads, a qualificação e o acompanhamento do processo são uns dos maiores focos nesse modelo. Por isso, o marketing digital B2B deve adotar estratégias para nutrir o relacionamento com os leads ao longo de toda a sua jornada de compra e fazê-los evoluírem no seu processo de decisão. Há alguns anos, empresas B2B baseavam seu marketing em eventos, cartões de visita, ligações e reuniões com potenciais clientes. Hoje, porém, o marketing digital para B2B permite explorar outras inúmeras estratégias e gerar mais oportunidades de negócio.
Por lá, é possível encontrar potenciais clientes e abordá-los diretamente, com mensagens e anúncios, para iniciar um relacionamento com eles. A segunda é em relação a alta complexidade das vendas, já que demandam de processos mais elaborados, pois na maioria dos casos o produto é de difícil manuseio e caro. E não apenas isso, processos de vendas business to business tendem a ser longos, devido a quantidade de tomadores de decisão que precisam ter certeza da eficiência do produto antes do fechamento do negócio. O negócio B2B, é um modelo de negócio focado na venda de produtos e serviços para outras empresas, portanto, neste caso, não visa a venda ao consumidor final. Pense nisso como uma empresa de apoio que, por meio de seus produtos e serviços, ajuda outras empresas a terem sucesso e a aumentar seus resultados. Empresas B2B são empresas que têm como modelo de negócio vender produtos/serviços para outras empresas (pessoas jurídicas), enquanto as B2C vendem soluções diretamente para o cliente final (pessoas físicas).
Estamos falando de contratos muitas vezes caros e longos, obstáculos vão surgir normalmente, é preciso estar ciente disso e preparado para driblá-los. Além disso, é preciso estar preparado também sobre a empresa alvo daquele contato. Se você conhece seu cliente, sabe exatamente onde está sua dor e como pode resolvê-la. Tal qual o ponto anterior, conhecer o mercado vai lhe dar munição para uma apresentação rica em detalhes e informações.
Após isso é feita a nutrição desse leads, disponibilizando materiais ricos, newsletters, artigos e e-books. Na maioria das empresas, a sua principal missão é focar na geração de leads via prospecção outbound. Eles cuidam também, junto com o time de marketing, da qualificação dos leads, que são encaminhados para o time de vendas. Ao trabalhar a comunicação de um produto ou serviço direcionado para outras empresas, o fator racionalidade é de extrema importância. Por mais que empresas sejam feitas de pessoas, abrindo possibilidades para gerar estímulos emocionais, as vendas raramente não atenderão a critérios objetivos. Se as empresas B2B desejam se conectar com o mercado atual, devem abraçar a transformação digital e explorar o marketing online.
Após ter a requisição de compras aprovada, o profissional comprador deverá buscar os melhores fornecedores para atender ao pedido de compras. Mais que atender a um pedido, um fornecedor pode se tornar um grande parceiro estratégico da empresa. A compra direta refere-se às aquisições relacionadas à atividade principal de uma empresa.
Eventos híbridos serão a nova norma no mercado B2B
É a melhor forma de escalar o seu processo de prospecção B2B sem perder a qualidade. Para prospectar, é fundamental definir o seu Perfil de Cliente consultoria em vendas Ideal, conhecido também pelo mercado, como o termo ICP. Após essa etapa, você precisa pensar em quais lugares é possível encontrar esse cliente.
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Portanto, é relativamente muito mais simples criar um modelo de previsão de receita, muito menos influenciável do que nos negócios B2C. Encontrar as empresas e crescer com rapidez é mais simples nos tipos de negócios B2B, inicialmente, pois os meios onde as empresas circulam são mais homogêneos e rastreáveis do que nos negócios B2C. No pós-venda – um time de Customer Success para garantir que o cliente tenha sucesso e não saia prematuramente, evitando churn. Empresas envolvem recursos para mudar de um fornecedor ou projeto para outro. Portanto, a tomada de decisão para compra é mais demorada do que para um consumidor final.
Que tipo de conteúdo trabalhar na comunicação B2B E B2C?
Clientes do modelo B2C colocam um peso muito grande no custo, pois esse mercado é muito sensível quando nos referimos a promoções e descontos. A primeira é que não há um ponto de venda , mas sim um bom relacionamento e muito valor agregado. Essas siglas foram desenvolvidas para caracterizar cada um desses modelos, que servem para identificar a forma que empresas e consumidores interagem. Um em cada 5 empresas reportaram que o nível de viagens permanece o mesmo de 2021. No varejo quando se compra um produto, tem um custo de frete, que dependendo de onde o cliente esteja, é até dado como grátis por conta de concorrência. Empresas que operam em atacado, acabam tendo uma gestão logística e modelos de processamento internos que são focados em atendimento a pedidos maiores.
Que você possa e consiga realizar uma campanha de marketing concisa e com ótimos resultados. A venda B2B, em alguns casos, pode demorar meses, e em outros, pode ser feita em dias, ou poucas semanas.